Pesquisar.org Facebook

Mensagens de Amizade

Estou estressado. Não aguento tanta pressão

Gif da mensagem


É provável que você já tenha sentido-se dessa maneira ou escutado algum amigo falar assim. No entanto, o que acontece é que poucas pessoas conhecem o verdadeiro conceito de estresse, suas causas, conseqüências e tratamento. Do ponto de vista técnico, podemos defini-lo como sendo um conjunto de reações orgânicas e psíquicas de adaptação que o organismo emite quando é exposto a qualquer estímulo que o excite, irrite, amedronte ou traga felicidade.

Para quem ficou surpreso, uma observação: O estresse pode estar relacionado às situações que dão prazer ou algum retorno agradável ao indivíduo como uma grande paixão, um emprego novo e há muito desejado ou uma promoção.

Os sintomas apresentam-se em quatro níveis de intensidade, que podem ir do mais leve ao grave. Na fase de alerta, existe um aumento da adrenalina e o organismo prepara-se para enfrentar situações desgastantes e procura preservar-se da destruição. Se o fator estressante continuar presente, a pessoa passa para o momento da resistência, onde se manifesta o cansaço, a falta de memória, dúvidas quanto à competência profissional e vontade de ficar isolado.

A fase seguinte é da "quase-exaustão". Nesse momento, são desencadeadas doenças como gripe, queda de cabelo, irritação na pele, azia e tensões musculares. Na última fase - da exaustão, o indivíduo desenvolve doenças graves e pode entrar em depressão. No tratamento, além do acompanhamento psicológico, é comum que a pessoa também necessite de apoio clínico.

O que é o Stress?

O "STRESS" é o resultado de uma reação que o nosso organismo tem quando estimulado por fatores externos desfavoráveis. A primeira coisa que acontece nestas circunstâncias é uma descarga de adrenalina, os órgãos que mais sentem são o aparelho circulatório e o respiratório.

No aparelho circulatório a adrenalina promove a aceleração dos batimentos cardíacos (taquicardia) e uma diminuição do tamanho dos vasos sangüíneos periféricos. Assim, o sangue circula mais rapidamente para uma melhor oxigenação, principalmente dos músculos e do cérebro.

No aparelho respiratório, a adrenalina promove a dilatação dos brônquios (broncodilatação) e induz o aumento dos movimentos respiratórios (taquipnéia) para que haja maior capitação de oxigênio, que vai ser rapidamente transportado pelo sistema circulatório, também devidamente preparado pela adrenalina.

Quando o perigo passa, o nosso organismo pára com a super produção de adrenalina e tudo volta ao normal. No mundo de hoje as situações não são tão simples assim e o perigo e a agressão estão sempre nos rodeando.

Por isso, a reação do organismo frente ao stress é de taquicardia, palidez, sudorese e respiração ofegante. Pode haver também um descontrole da pressão arterial e provocar um aumento da pressão à níveis bem altos, mas não significa que a pessoa seja hipertensa.

Medidas para combater o "Stress"

O combate ao stress não é fácil, mas existem algumas medidas que aliviam e podem ajudar muito. Quaisquer que sejam as medidas indicadas, o reconhecimento do problema é o primeiro passo para a cura. A partir de então programe o que fazer, o importante é tentar e mudar.

Faça exercícios físicos ou pratique esportes regularmente. Abaixa a pressão e alivia as tensões causadas pelo stress.

Arrume um hobby ou um passatempo, isto ajuda a desviar a sua atenção e alivia o stress.

Controle a sua dieta, melhorando seus hábitos, diminuindo o consumo de bebidas alcoólicas e deixe de fumar. Ao contrário do que muita gente pensa estas atitudes não são estressantes, mas, contribuem para a diminuição do stress.

Procure conversar mais com as outras pessoas, melhore o seu relacionamento, isto não vai curar, mas alivia as tensões.

Bibliografia:

http://www.saudevidaonline.com.br/stress.htm

http://www.rh.com.br/imprima.php?cod=1763

Autor da mensagem: Desconhecido

Contribuição: Francisco Campos


O erro que cometemos é quando procuramos ser amados, em vez de amar.
Autor:   John Dryden
Copyright 2004-2024 - Pesquisar.org - Todos os direitos reservados.